October 4, 2006 17

Vinho de Tempero

By in Braga, Friends, Opinião

O belo do Vinho São Pedro, que tantos garrafões passaram pela minha mão em tanta jantarada ao longo da minha vida Académica, hoje só me serve para cozinhar. E só hoje é que reparei. O vinho que tantas alegrias me deu durante anos a fio (só os primeiros copos é que custavam. Depois era um mimo!), hoje só serve mesmo para temperar a comida, de tão mau que é. Com isto só chego a uma conclusão: ou o apurar do paladar do vinho só se desenvolve mesmo à medida que envelhecemos ou então aquelas jantaradas eram um autêntico degredo.

17 Responses to “Vinho de Tempero”

  1. MysterOn says:

    Penso que eram a segunda hipótese as jantaradas eram o degredo…

  2. MysterOn says:

    …e lá no fundo sabes disso.

    😉

  3. Zita says:

    Pois é Ricjo, essas jantaradas deviam mesmo ser o degredo… Mas, fazendo fé na minha experiência, o paladar ganha toques de requinte à medida que vai descobrindo BONS vinhos e depois não há nada q nos faça voltar a saborear essas zurrapas :).
    Ja viste o meu mail para dia 21/10? Atão moço??

  4. Cátia says:

    Sim nesses jantares bebia-se o que havia e incrivelmente sabia sempre bem! enfim a juventude é linda! Quanto a vinhos maus em comida estou completamente em desacordo! na comida deve por-se um vinho bom, e com bom paladar, torna a comida bem melhor… Fala a cozinheira! lol

  5. Addicted says:

    1. A apreciação do vinho melhora substancialmente com o amadurecimento do homem (tal como aquela teoria política que diz que todos os homens nascem e crescem com sentimentos e ideias de esquerda è, depois, à medida que vão entrando na idade adulta vão passando a apreciar melhor e a subscrever as ideias da direita);
    2. As jantaradas foram o melhor da Universidade! Aiiii, saudosas gastrites advindas do consumo do “vin d’accommodage” : )Litros e litros e litros e litros e litros do “vin” que bebemos! Na altura nem se desperdiçava o vinho de tempero no… tempero. looool
    Era mais ou menos isto: Quando a comida estava pronta, já tinham sido ingeridos vários litrinhos de “Tempero 84” (também na sua versão champagne a martelo, ou seja, receita); depois, engolia-se a comida (preparada sem grandes condimentos) que deslizava suavemente pelo goela, indo alegremente instalar-se no regaço estomacal na companhia do seu parente querido: o vinhinho de tempero. Aí, é que a comida era temperada através da envolvência quase pornográfica com o vinho, durante as cinco ou seis horas que ainda durava o bombanso. Então, e em dias de grande consumo, aí pelas 6/7 horas da matina, e depois de várias posições “kamasutrianas” protagonizadas pelo líquido formoso e pelos sólidos pré-fabricados, era provocada uma reacção orgásmica pela goela fora, tipo: UUUUUUUUUUUUUUUGGGGGGHHHHHHHHHH!
    No dia seguinte o vinho ainda estava connosco porque, como diz aquela música dos Peace Orchestra, “Sóóóóóóóóó cooooomoooo sooooooooopa!”
    P.s.1.Agora, aprecebo-me de uma grande lacuna na minha vida de addicted: Nunca cheguei a saborear condignamente a versão “lilac wine” da referida gama…
    P.s.2. pelo menos nessa altura, as únicas preocupações eram só com a capacidade de resistência ao vinho e ao bombanso. Nada mais! Era uma espécie de endurance alcoolica!
    Um abraço Ricardo! Tenho saudades do tempo!

  6. Anonymous says:

    Quando eu lei isto, so penso, que parva fuinão ter vindo estudar para Portugal, e poderia diser, eu também conheco o sabor do poir vinho do mundo….
    Chaque chose à son temps,et chaque nectar à son époque….

  7. JCNunes says:

    Ai o “portuguese”… So chegas a 1 conclusao “OU o apurar do paladar do vinho só se desenvolve mesmo à medida que envelhecemos OU então aquelas jantaradas eram um autêntico degredo.”

    Puseste 2 hipoteses, mas qual a COCLUSAO!! 😉

    Bom mas o que interessa é que se lhe querem chamar 1 degredo podem… O q me interessa é que foram dos melhores anos da minha vida “so far”…

    Será que ainda vamos conseguir organizar 1 “revival”!?!

    Com o povo do meu curso ainda tenho conseguido, com os dos amarelos ainda nao;-(

  8. Ric Jo says:

    A frase toda é uma conclusão! Caga nisso…lol

    Os amarelos merecem uma reunião. Falta a presença de vários “amarelados” no país para que se possa fazer justiça ao 4ºF e 4ºG… Quando eles tiverem por cá, eu próprio organizarei a cena.

  9. Anonymous says:

    Como o Zeca disse… à que fazer ai uma revival este Natal.
    Acabaram-se os adiamentos…, à que se marcar na agenda uma noite algures antes ou depois do menino jesus nascer!!
    Voto a favor de uma jantarda com vinho merdoso nas proxmas ferias!
    Com pit stop na pastelaria flor da venezuela!!!
    abraço camaradas!
    Simao

  10. Ric Jo says:

    Carago Simão! É isso mesmo!! Então toca a espetar aí datas do teu regresso (temporário) ao rectÂngulo que é para um gajo orientar isso o mais rapidamente possível, de modo a apanhar o povo ainda com a agenda livre e o vinho rasco em Stock!!! E esse pit stop parece-me muito boa ideia. Vá, chuta aí…

  11. Abel says:

    Curtia muito mesmo! E por mim até podia ser antes do Natal, porque senão também temos de levar o Menino à Flor da Venezuela e às horas que vamos passar por lá ele já tem de estar deitadinho… looool
    Quiéqueutoupraquiadizer?
    Marquem o jantar e vamos pra farra! Já!
    Um abraço para todos!

  12. Garcia says:

    Falta so um pekeno detalhe Ourem!…o de trocar o rotulo do garrafao de vinho, pra beber o Sta Marta pelo preço do Sao Pedro…
    Axo k isso tira kk duvida sobre o degredo a k alegre e insistentemente xegavamos!!!
    By the way, abraços pro pessoal e havera de fazer um remembering na numa varanda dos amarelos!

  13. Ric Jo says:

    Olhó Espanhol por aqui!!! 😉 Seja benvindo! Esse pequeno detalhe que referiste é um pormenor de classe e existe simplesmente associado às difculdades, ou melhor, prioridades financeiras que estudantes exemplares como nós tínhamos…! lol

    E o que dizer da Sangria Dom Garcia?! Secalhar é melhor nem entrarmos por aí… lol

    Esse jantar tem que ser combinado, mas acima de tudo, tem de ser feito! Sem falta!!

    Abraço grande, Espanhol/Venezuelano (ou será Vezenuelano?! lol)/Português/ e quiça, Brasileiro?!

    PS- Beto (SLB) para meio campo do Real Madrid já!! O Emerson não consegue dar conta do recado sozinho!!!! 😉

  14. Garcia says:

    A sangria Dom Garcia, e as torres gemeas…e o puto a colado a pedir ao pai k tb keria levar akela quatidd de sumo toda!
    Kd for ai, espero poder combinarmos e fazermos um jantar…dakeles à antiga, em k ng ia chocar pra casa e ficava tudo ate de manha!:p
    Ourem, sendo hj 4a dia 18/10/06, vou respeitar o teu luto e nem falar de futebol!!!

    Abraço Gajo

  15. Ric Jo says:

    Lol….!! Esse rolo das Torres Gémeas da Sangria está em meu poder! Tive que o gamar ao Xup, senão nunca mais viam a luz do dia. Só que o rolo partiu-se a meio, e não sei se ainda é possível revelar as fotos que resistiram. Mas tou a tratar disso. Foda-se, grandes tempos… Tem de ser mesmo até de manhã!

    Quanto ao luto, o Celtic não é bem o Getafe… 😉

    Mas é melhor tar calado, pois nem SLB nem Tottenham estão a render este ano. Mas tb te digo, se o Cappelo nãp conseguir endireitar o Real, ninguém o conseguirá!!

    Abraço.

  16. Garcia says:

    Amén!!God praise the lord!!
    E k o Capello va comer mts “Pata Negra” ao Xisto!
    Só precisa ficar la um ano, endireitar a equipa e fazer ganhar!
    Dps pode ir embora e deixar espaço pro futebol espectaculo!…
    Tv o Engenheiro Fernando Santos seja uma boa opçao!!hehe
    Vou tentar encontrar aki uns miudos de 18 anos, pra da prox x conseguirem dar luta ao Todo-Poderoso Celtic!!O Cadete ainda joga lá??Ou o Larsson?É k assim de repente n me lembro de nenhum jogador dakela equipa…o Getafe sempre tem um Schuster de treinador e o Guarda-meta da selecçao angentina!;)
    Boa sorte pro clássico!!

    Tens de tentar recuperar esse rolo!Pr’alem de publicar aki no teu blog um Especial Xupinho, com akelas fotos do “Procura-se” e uma pekena biografia dakele “ser” estranho. hehe É uma coisa dificil de caracterizar…mas,You can do it!

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.