February 9, 2008 4

Azerty ou Qwerty?

By in Cultura Francesa
Grande atrofio mesmo são os teclados Franceses, que são Azerty ao invés do Qwerty utilizado em Potugal, Inglaterra e Itália, por exemplo. Desde de trocar o q com o a, o w com o z, o m com o ç entre muuuuitas outras diferenças (por exemplo, os Franceses para escreverem números têm de carregar no shift e no número que querem, pois por definição a prioridade da tecla dos números são os símbolos… Lol), habituar-me ao teclado deles foi um grande bico de obra. E cada vez que chego a casa, tenho de trocar a cassete para não me atrapalhar no meu portátil Português. Portanto se nalguns emails que vos mandar lerem bastante letras, números e acentos trocados, sejam misericordiosos 🙂

4 Responses to “Azerty ou Qwerty?”

  1. Atiz says:

    Miss you miss you!!!
    Pronto,não é um miss you daqueles de te ver e de estar contigo, mas é um miss you de… Então vens`à terra pequena este fds? há copos no sabado e aguardar a resposta tradicional:
    “- Eh pá, andamos sp desencontrados!!, vou no próximo!”
    Finalmente te leio, já ajuda na conversa! Ainda bem que paris te acolheu bem, pelo menos, assim transparece a tua escrita!
    Idas aí, aponta para Maio, ja tirei a 6ª feira :)!
    Quanto a falares de Paris e não de França, faz todo o sentido, até pq se Lisboa não é representativo do país Portugal, Paris tampoco (como diriam nuestros hermanos!).
    E agora pasma-te, estou em Ourem, são 21h30 e vou ao supermercado!!! Continua pequena a terra, mas pelo menos temos um Modelo! eheheheheheheeh
    Bisoux (assim?)

  2. Ric Jo says:

    Hey Pinta! Não será difícil imaginar que tb tenho saudades das pequenas coisas… Dá sempre jeito ter a Cidade Pequena à mão, mesmo que só se usufrua dela esporadicamente. E agora com um Modelo, faz cuidado, hã! 😉

    Em breve vou até lá.Depois confirmo quando tiver voo marcado. Um jantarzito até ia bem… lol

    Speak to you soon (msn?).

    Bisous (assim) e abraço ao careca

    PS: qual o dia específico em que pensam vir até cá? Preciso de saber!

  3. Mr M says:

    Sabias que na disciplina de “práticas administrativas” do meu 7º ano era o teclado azert que se usava? Pois é… ainda me lembro da lenga lenga para decorar começando no mindinho esquerdo quê, ésse, dê, éfe, guê e depois continuando no mindinho direito éme, él, cápa, jota, aha (como é q se escreve h?). Old timers, quando a cultura francesa tinha mais força em portugal…

  4. Ric Jo says:

    Bem Miguel, outros tempos, de facto. Não tenho idade para me recordar da grande influência Francesa no mundo. Creio que sempre vivi num tempo de maior influência Anglicana. Mas a realidade é que os Franceses já não dominam o que em tempos dominavam e se isso pode magoar (e de que forma!) os anciens daqui, aos jovens não lhes parece nada mal. Assim me parece, pelo menos…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.