February 16, 2008 4

Tecktonic

By in Cultura Francesa
Andando pelas ruas de Paris, logo de início, por altura da minha entrevista (ou seja, antes de vir para cá viver), dei de caras em algumas ruas da cidade com ‘putos’ a bailarem em grupo, ao som das batidas que cada um debitava do seu leitor de mp3. À primeira pareceu-me hip-hop ou trance (associada à palavra trance vem inevitavelmente este post), mas depois de reparar com mais atenção, apercebi-me que não se tratava de uma coisa nem outra. Não sabia definir o que era, mas nunca tinha visto ninguém a dançar daquela forma.

Tendo-me mudado para a cidade, passei a ter um cada vez maior contacto com esta dança (estão enganados se pensam que isto vai levar a um anúncio de que ando a dançar tecktronic… lol) e nos meus passeios de fds, não havia uma única vez que não me desse de caras com um grupo de ‘putos’ a dar-lhe nesta dança. Ainda esta semana num vernissage do Museu Palais Tokyo, no andar de cima um DJ metia som e vários grupos de amigos faziam aquilo que parece um ritual de juventude. Tendo definitivamente sido convencido de que não se tratava de uma coincidência, mas sim de um movimento, prontamente questionei alguns nativos acerca de tão estranha dança. E assim descobri formalmente o Tecktonic, uma dança com origem precisamente aqui em Paris e que agora começa a levantar voo, por assim dizer. Começa agora a despoletar em Londres e em breve espalhar-se-à pelo resto do mundo.

Vendo o Tecktonic, não me sinto com vontade de o dançar. Longe disso (apesar de quando bebo uns copos a mais, tenha tendência a fazer uns disparates tecktónicos… lol). Mas sei que a dança é-me agradável à vista. Isto talvez por estar embutido no seio da cidade e por estar a respirar tudo aquilo que posso e consigo da cultura Parisiense. E apesar de não curtir frequentar discotecas, a ideia de ir a uma apenas como quem vai observar um bailado a um teatro, de maneira a poder apreciar a prática do Tecktonic, agrada-me igualmente.

Por mais que tentasse descrever a dança, nunca seria capaz de vos transmitir melhor do que as próprias imagens deste bailado Parisiense. Portanto, aqui vai. Entretanto, podem ler mais sobre o fenómeno do Tecktonic, aqui.

‘Putos’ em acção:

Turista filma ‘putos’ em acção em Paris:

Video-clip (pro, sem-pro?) do Tecktonic:

E sim, apesar de tudo, continuo a não curtir dance music!

4 Responses to “Tecktonic”

  1. vanessa says:

    ahahahah Espectaculo!! ja conhecia o segundo video do youtube que tens ai, mas nao sabia que era “tecktonic” e muito menos que a “junventude” anda mesmo a curtir isto 🙂 heheh Fartei-me de rir qd vi pela primeira vez…ja tou a imginar qd isso chegar ca por portugal 🙂

  2. Sniper says:

    Já tinha visto isto há um ou dois anos na rave party de Berlim… Só não sabia o nome. Até acho curtido!! 🙂 Com uns drunfos a bater no cérebro a coisa dava-se… 😉

  3. catarina says:

    hehe tive um frances a ensinar-me uns passinhos de dança na festa dos meus anos…pensei q estava a gozar comigo: a inventar uma dança chamada de “tecktronic” e a por-me a fazer movimentos ridiculos!!final existe mesmo!! masmo é um pouco gay.

    BJS Cat

  4. catarina says:

    sorry! rewind:
    “mas é um pouco gay”…
    xxx

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.