March 28, 2008 0

“Portugal esta a ficar rasca!”

By in Polítiquices, Portugal

Termino dizendo que nunca vi ou ouvi falar de uma aluna tao malcriada como esta nos EUA. Portugal esta a ficar rasca!

Um professor nos Estados Unidos, in Publico Online, 28 Março 2008

Quem leia esta afirmação de um professor nos Estados Unidos e não conheça a realidade, pensa que Portugal esta mesmo envolto em grandes problemas de forro educacional. Para os Estados Unidos nunca terem assistido a este nivel de acto de malcriadez nas suas escolas, diria mesmo que Portugal estaria numa profunda crise educacional e social do qual dificilmente sairia.

Mas vejamos então as frases que precederam esta no comentario do tal Professor nos Estados Unidos:

“Eu sou professor nos EUA. Em caso nenhum tocaria num aluno ou em algo que pertence a um aluno sem pedir autorizacao a esse aluno. Quando o TM toca, eu digo ao aluno que nao e permitido ter TM na sala de aula. Se o aluno nao desligasse o TM eu nunca, mas em caso algum, tiraria o TM do aluno. Porque? Porque um aluno que quebra uma regra pode quebrar outras, o significa que se tiver uma arma me pode dar um tiro. Quantos alunos tem armas de fogo nas salas de aula? Eu nao sei o total, mas sei que sao muitos. Actualmente existe discussao nos parlamentos de 13 Estados de propostas de lei que permitem os alunos ter armas de fogo nas salas de aulas de universidades. Com armas na sala de aula nao e recomendavel actuacoes como a desta professora. Eu chamava a seguranca. Se nao houvesse seguranca terminava a aula (…).”

Esta cena descrita pelo dito Professor é algo que, pelo menos em Portugal, é completamente surreal. Portugal tem de facto problemas de varios niveis, sendo um deles do forro educacional, tanto a nivel do ensino propriamente dito, como a nivel de quem é ensinado , por assim dizer. O acto de violência a que o pais assistiu na passada semana veio apenas tornar totalmente publico aquilo que ja ha muito tempo se passa nas nossas escolas. Desde sempre houve violência dentro e fora da sala de aula. Houve sempre aquele grupo de alunos que se comportava de forma menos correcta. Cheguei a assistir, entre outras coisas, à quebra da janela do Conselho Directivo da minha Secundaria por parte de alunos bem conhecidos do pessoal. Se tal caso ocorresse de hoje em dia, desconfio que tudo viria abaixo. é obvio que este, tal como outros actos do género se devem repudiar, mas o que quero dizer com isto é que ha de certa forma um aproveitamento politico e um exagero na forma de reagir do pais em geral em relacção a este caso. Não porque ele não tenha gravidade para tal, porque tem, mas porque o problema não é de agora. Existe ha muitos e muitos anos e não se deve apenas à cada vez maior tendência de dar a tarefa de educar à televisão ou ao facto de agora os alunos terem telemoveis nas aulas. é uma questão de fundo, de mentalidades, que não se combate com transferências de escola de alunos maus comportados ou com a proibição de se entrar com telemoveis nos recintos escolares.

Com isto tudo, apenas quero referir que apesar de estar numa situação grave, Portugal esta bem longe (espero) de uma situação em que tenhamos que utilizar as palavras ‘armas’, ‘sala de aula’ e ‘tiro’ na mesma frase, tal como acontece nos States. Porventura o facto deste professor ser emigrante e de se sentir frustrado pelo facto de Portugal não ser tal como ele idealizou, o tera levado ao exagero (para não utilizar outra palavra) em proferir tais palavras. Mas por favor, felizmente não estamos sequer perto da triste e preocupante situação que se vive nos Estados Unidos, apesar dos nossos (muitos) defeitos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.