June 11, 2008 1

Manif de Velos

By in Ambiente, Vídeos

07062008001.jpg

Numa altura em que a crise energética se acentua, com um grande empurrão por parte do preço do petróleo, urge encontrar alternativas. E dentro destas, está visto que a mais eficiente é a bicicleta. Para além de não poluir, ainda se queimam algumas calorias. O Tiago é um dos grandes defensores da causa das duas rodas a pedais, defesa que admiro e apoio. Nunca tive um emprego onde pudesse utilizar a bicicleta como meio de transporte, mas muitas foram as vezes em que de bicicleta ia para a Universidade (quando não vivia nos Prédios Amarelos, i.e. a 30 segundos da UM, pois claro).

 

Paris é uma cidade de motas, patins em linha e de muitas bicicletas também. As Velib Portuguesas (obrigado pela dica Tiago!) para tal ajudam muito. Mas são muitas as bicicletas particulares que também se vêem nas ruas de Paris. Para tal também ajuda o relativo civismo dos condutores de bicicletas e dos condutores de automóveis, aliado às imensas vias próprias para Autobus e Velos.

 

Sábado, pela zona da Bastille, dei-me de frente com mais uma manifestação Francesa. Desta feita, centenas de ciclistas, a larga maioria deles praticamente ou totalmente despidos (será mais confortável assim? Lol), com bicicletas de todas as formas e feitios possíveis, pedalavam rua fora em defesa da utilização do velo. Munido apenas do telemóvel, tive a infelicidade de apenas poder registar imagem e vídeo de fraca qualidade. Deixo-vos um muito pequeno vídeo do ambiente que se vivia. Rara é a semana onde não se dê de frente com uma qualquer manifestação por cá. Mas esta, dadas as características particulares e a própria (boa) mensagem em si, foi sem dúvida a mais marcante. E viva a bicicleta.

One Response to “Manif de Velos”

  1. Atiz says:

    No caminho para o trabalho (confesso que comprei bilhetes avulsos do bus, mas q os uso rara a vez!) no meu RH deparei-me com umas dezenas de carros à entrada de Faro, no posto de abastecimento da BP e pensei cá com os meus botoes, a maioria desses carros podiam bem ser substituidos por uma bicicleta.
    Pode ser que o aperto na carteira faça aquilo que resmas de papel e de iniciativas nao conseguiram – sensibilizar os portugueses para o recurso a meios de transporte alternativos.
    Faz parte do meu trabalho a sensibilização e posso dar o meu testemunho – é muito dificil sensibilizar os portugueses seja ao que for!!!

    Voto no uso da bicicleta!!! É assim que ando muitas vezes pela cidade pequena! 🙂

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.