Chegada está a altura das listagens de melhores álbuns deste ano que agora finda. E como tal, apresento também os meus favoritos pessoais de 2008. Os cinco álbuns que pessoalmente acho que estiveram acima de quaisquer outros que tenham sido lançados este ano.
Destaco cinco álbuns em geral, mas destacando apenas um deles como o meu favorito de todos. E esse tem o nome de Third e é precisamente o terceiro álbum de originais dos Ingleses Portishead. Um álbum absolutamente fabuloso e, a meu ver, superior aos dois primeiros trabalhos de longa duração do trio de Bristol. Depois de uma prolongada ausência, Beth Gibbons & Co. voltaram em grande forma, conseguindo fazer evoluir o seu som característico, não se limitando a produzir mais do mesmo (que já era muito bom), brindando-nos inclusivamente com uma combinação do folk com a electrónica. Os fabulosos samples de sempre, a voz inconfundível da Miss Gibbons e… até um ukulele! Como tema principal, destaco o The Rip, tema inclusivamente covered por Thom Yorke & Johhny Greenwood (Radiohead). All in all, um disco que me cativou e… surpreendeu, o que para um banda que regressa após uma paragem de sensivelmente 10 anos, é obra.
Os restantes quatro discos que destaco para o ano de 2008 são, ordenados alfabeticamente e não por preferência, os seguintes:
- Consolers of the Lonely dos The Raconteurs
- Fleet Foxes dos Fleet Foxes
- For Emma, Forever Ago do Bon Iver
- The Age of the Understatement dos The Last Shadow Puppets
Não me vou prolongar agora sobre estes quatro fantásticos álbuns (talvez escreverei umas linhas nos próximos dias), mas apenas quero salientar o facto de três deles corresponderem a álbuns de estreia (Fleet Foxes, For Emma, Forever Ago e The Age of the Understatement), que o folk/acústico é factor dominante e de salutar as fabulosas harmonias das vozes dos senhores dos Fleet Foxes, a fazer lembrar os Beach Boys e que curto tanto ouvir numa banda!
Qualquer um destes cinco álbuns são garantia de tempo bem passado. E como é óbvio, recomendo vivamente. No seguimento deste post, abri uma votação para que possam também fazer a vossa escolha dos 5 melhores álbuns ou EPs de 2008, para findo a votação, os apresentar no podcast Plutão Anão. Fica o convite para que votem (ver barra lateral direita para saber onde) e o agradecimento para o caso de o fazerem. Boas escutas e boas votações.
* na minha opinião

Tá fixe o novo formato do malibu! 😛
Curti o The Age of the Understatement, quanto ao resto, desconheço mas vou procurar, tenho um nível de cultura musical relativamente baixo, mas tou a trabalhar para alterar isso 😛
Até ao Nata! 😀
Thanks Tiago, mas é apenas provisório, enquanto durar a votação.
Quanto ao resto que desconheces, se quiseres posso-te orientar isso durante as férias de Natal. É pirataria mas é por uma boa causa 😉
Grande abraço.
Já agora, fica a notícia de que um quarto álbum dos Portishead virá a caminho no próximo ano. Boa notícia, portanto.
You get a lot of respect from me for writing these helpful ariselct.
This is a really inngtlieelt way to answer the question.
I can’t hear anhntiyg over the sound of how awesome this article is.
Keep these artlices coming as they’ve opened many new doors for me.
andas meio folk.. é bem, é bem. 😉