January 12, 2009 9

Vinhos Verdes

By in Marcas, Portugal

Conhece os vinhos portugueses?

O vinho verde salva-me a vida todas as semanas. Compro umas garrafas num supermercado no Rio, por baixo preço. É um vinho fabuloso, fresco, ácido… completamente ao contrário desse vinho uniformizado que você pode beber em qualquer lugar do mundo e por vezes por preços loucos, sem haver razão nenhuma para isso.

Jonathan Nossiter – autor e realizador do livro e documentário “Mondovino”, in Ípsilon de 19 Dezembro 2008, p 18.

Sou um bocado tendencioso no que concerne oo Vinho Verde Português. Afinal de contas, foi por ele que entrei no mundo dos vinhos, obviamente influenciado pela região demográfica onde estudei – Minho – e pelo meio académico onde estava inserido – Universidade do Minho, Braga. Por lá, a introdução aos vinhos é feita maioritariamente pelo vinho verde, pois é geralmente mais barata que vinhos maduros, mais leve e mais fácil de se beber. Mas apesar de ter sido algo imposto, a verdade é que mesmo depois de ter passado a descobrir os vinhos maduros, tinto e branco, nunca me desfiz da relação que tinha com os vinhos verdes. Não apenas e só porque era mais barato e mais fácil de se beber, de facto, mas também devido à descrição feita pelo senhor Jonathan Nossiter, as quais transcrevi em cima. O vinho verde é diferente de todos os outros vinhos. Aquela frescura e acidez de que Nossiter fala é algo que dificilmente se consegue obter noutros vinhos (talvez os Rosés e os Espumantes se aproximem, mas não chegam lá) ,e num país e num mundo totalmente dominado pelos vinhos maduros, um vinho verde é literalmente um lufada fresca naqueles que são os hábitos vinícolas da maioria da sociedade, tirando a região Minhota, pois claro.

Mesmo por entre as inúmeras jantaradas que ao longo dos anos fui tendo em Ourém, não me recordo de alguma vez se ter optado por uma garrafa de Muralhas, Gazela ou Casal Garcia, entre outros, em virtude de um tinto maduro do Douro, Alentejo ou outra região vinícola (que também são óptimos, sem qualquer dúvida). Talvez por hábito, rotina ou talvez um pouco por preconceito (beber uma garrafa de 10€ sempre fica melhor do que se beber uma garrafa de 5€ – e estou a falar em preços de restaurante), a verdade é que mesmo por Portugal, o vinho verde parece ser parente pobre dos vinhos portugueses. É pena. Ainda há dias, em Felgueiras, tive o prazer de beber um vinho verde caseiro muito, muito bom. Um verdadeiro regozijo para as papilas gustativas! E devo dizer que a proporção de vinhos verdes caseiros que bebi e que verdadeiramente gostei, ao longo dos anos, é muitíssimo maior do que os vinhos maduros caseiros com os quais me cruzei. Volto a referir, adoro um bom vinho tinto ou branco maduro. Isso não está em causa. Mas não há bebida que a nível de paladar e sensação se assemelhe a um belíssimo vinho verde. E vivó Minho, pois claro 😉

Link: Vinho Verde em Portugal

9 Responses to “Vinhos Verdes”

  1. Raquel says:

    e Vivó MINHO!!! Eu tb gosto muiiito de um belo vinho verde! Sabe-me bem, muito bem!

  2. tiago goncalves says:

    esse tal Jonathan Nossiter, nunca bebeu Favacante. essa é que é essa… mas sim, viva o vinho verde 😉

  3. Ric Jo says:

    Tiaga~o, bem sabes que sou apologista desse belo sumo da terra chamado de Favacante (ja’ aqui falei nele, inclusivamente e ja’ ia perdendo um olho ‘a custa dele! Lol). Alia’s, a ‘ultima vez que fui a casa do Ti’Carlos para adquirir umas garrafas, o que la’ restava na~o estava ao ni’vel habitual (devido a um problema com as rolhas) e acabei por infelizmente vir de ma~os a abanar. Mas o vinho verde com um prato de peixe ou mesmo ate’ apenas como algo para refrescar por si so’, com aquele sabor frutado, e’ fa-bu-lo-so, na~o e’ Raca? 🙂

  4. Cátia says:

    Lamento ir contra o vosso entusiasmo, mas vinho verde para mim… não me diz nada!!!! Vinho tinto é que é bom e se for do Douro é melhor ainda…

  5. Ric Jo says:

    Cátia, tu é mas é mais o vinho “Aviador”, ou pensas que enganas alguém?! Eh eh. Aveiro e Aviador são sinónimos. Disso não há dúvidas 🙂

  6. JCNunes says:

    Verde só mesmo Gazela, maduros..vários. Importante é não faltar 🙂
    Grande abraço Ricardo.
    JCNunes

  7. Ric Jo says:

    Zeca, como é?! Happy New Year, mate!

    Há mais para além de Gazela, na minha opinião… Já procuraste como deve ser? 😉 Aí por cima, o que não te faltam são opções (caseiras e não só). É explorar, rapaz. Isso comparado a fazer piscinas num corredor, não é nada! 😉 Mas de facto, importante é não faltar. Nisso tens toda a razão.

    Espero que te esteja tudo a correr bem na tua nova vida! Grande abraço Zé.

  8. Cátia says:

    Estás a gozar com o vinho Aviador???? muito bom! ui ui! e traçado com 7up? é um verdadeiro néctar dos deuses, que não haja qualquer dúvida! isso ou desentupidor de canos, é só escolher!

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.