Venha daí então o neo-liberalismo, que ainda não deu merda o suficiente. Fala-se mais na Europa na campanha das Europeias por estes bandos, onde se sabe que há uma grande tendência anti-europeia, do que em solo Português, onde só se servem destas eleições para lavagem de roupa suja. Acabar com o socialismo em Portugal? Acabem mas é com a larga maioria das tristes forças políticas que temos a reger o país e a oposição.
Então Portugal teve algum governo neo-liberal deste o 25 de Abril? Governos do PS/PSD? Neo-liberais? 🙂
É sabido que partidos de direita maioritariamente apoiam o neo-liberalismo ao género de Thatcher. E há quem diga que o PS de Sócrates consegue ser mais de direita do que o próprio PSD, portanto…
Li isto e tive de dizer qq coisa. Nomeadamente, a minha opiniao 🙂
Nao sei o que ‘e isso de “neo”-liberalismo, mas decerto nao sera uma ideologia que leve o estado a ter um peso tao grande na economia, como na portuguesa.
Alem disso, nao ha nenhum partido de direita em portugal. Alias, comparando com os states, todos os partidos portugueses sao mais socialistas que o partido Democrata.
Para finalizar, tendo em conta o excelente resultado economico, e por consequencia social, das politicas liberais de Tatcher, acho que sim, “Acabar(-se) com o socialismo em Portugal(!) Acabem
mas écom a larga maioria das tristes forças políticas que temos a rejer o país e a oposição.” 🙂🙂 É para isso que serve a zona de comentários. Para opinar!
Não sou nenhum especialista em política, mas concordo em certa parte quando dizes que todos os partidos portugueses são mais socialistas que o partido Democrata. A nível de políticas económico-sociais, creio que não hajam dúvidas. Mas a nível de ideologia familiar-religioso, creio que o CDS poderá ser considerado como tal. Mas também não tomo, sinceramente, a política Norte Americana como exemplo e padrão de comparação. Antes utilizaria aqui a Inglesa do que a Norte Americana e nessa caso, encontram-se muitas semelhanças entre o “New Labour” de Blair (cuja continuidade foi garantida pelo Gordon Brown), onde o Sócrates se veio inspirar para o “seu” PS.
As políticas de Thatcher deram frutos devido aos resultados das privatizações, obviamente. Havia dinheiro no cofre. A ideia foi transformar a Inglaterra num país que funcionasse a reboque da economia e não da indústria como acontecia até então. Essa transformação foi conseguida (a luta brutal entre Thatcher e os mineiros é prova disso, onde ela contra tudo e todos nunca cedeu contra os sindicatos mineiros) e tanto a indústria como os sindicatos foram perdendo força no país. Hoje, praticamente não há indústria mineira e, imagine-se só, a larguíssima energia usada no país vem do lado de lá do Canal da Mancha e a EDF tem um domínio brutal no que na ilha se produz energeticamente. Conclusão de isto tudo: essa política de privatizações (de que sou a favor) e de liberalização enorme dos mercados (i.e. menos regulação, de que sou contra) deu os frutos que se colhem de hoje em dia: vinda uma crise financeira mundial, a Inglaterra, que é uma das maiores potências do mundo mas totalmente dependente dos mercados financeiros, vê-se completamente agarrada e consequentemente arrastada pelas ruas da amargura, pois já não há uma estrutura industrial forte para suportar a crise. É isto a que me refiro quando digo que “o neo-liberalismo (…) [já] deu merda o suficiente”.
E se por aqui muitos dos políticos corruptos ainda cedem à pressão social e se demitem, em Portugal é preciso um ex-conselheiro de estado acusado de não sei quantos crimes ser praticamente empurrado de lá para fora, por exemplo! E aí concordamos todos, creio: Acabem
mas écom a larga maioria das tristes forças políticas que temos a reger o país e a oposição. 🙂Pois, mas o Labor ‘e que tem estado no poder ha 12 anos. Sera qeu o que se esta a passar ‘e culpa da tatcher? Nao me parece. O excesso do peso do estado na economia e dependencia do mesmo foram resultado das politicas socialistas do Labor.
Entretanto deve estar disponivel online o programa que estou a ver agora : “Dispatches: Crash Gordon”. Aconselho a visualizacao.
http://www.channel4.com/programmes/dispatches/catch-up