August 21, 2009 1

Desagrada-me

By in Musica

Achei extraordinária a forma como os Radiohead lançaram o seu último álbum ‘In Rainbows’. Para além de ter tido o benefício de ter provocado um debate global sobre a indústria da música, foi acima de tudo uma acção de markting óptima com excelentes resultados. Mas esta história dos Radiohead virem agora a público informar que deixarão de fazer álbums e que o seu (e o da indústria da música) futuro seria o do lançamento das canções somente em formato de single à medida que vão sendo gravadas, tipo pastilha elástica, soa-me muitíssimo mal. Não me vou alongar agora muito, pois este tema merece dedicação e tempo (e neste momento não tenho uma coisa nem outra), mas em primeiro lugar não acredito que o álbum acabe nunca. O álbum, a história que aquele conjunto de cancões contam é a essência da indústria musical e jamais poderemos ou deveremos sequer viver sem ele. Pode deixar de existir em formato físico (o que não acredito), mas o álbum existirá para sempre. Em segundo lugar, não acredito que os Radiohead deixem de fazer álbums. Em primeiro lugar porque têm um jeito do caralho a fazerem-nos e em segundo lugar porque esta será mais uma óptima medida de marketing que perdurará porventura 12 ou 24 canções (conforme esta política se extenda por um ou dois álbums) e não mais que isso.

Seja como for, o que fica é a música e essa, sendo dos Radiohead, é basicamente garantia de qualidade certa. Já anda por aí o tema dedicado ao último veterano da I Guerra Inglesa que faleceu há pouco tempo, ‘Harry Patch’. Fica agora mais uma pastilha lançada por Johhny, Thom & Co. Chama-se ‘This Twisted Words’, é bom som e podem-no sacar aqui e ler a notícia aqui.

Thanks Abel Love Joy pelas referências!

One Response to “Desagrada-me”

  1. s3c0 says:

    guitarist Jonny Greenwood floated this nugget:

    “Traditionally we’d be looking for 10 or 11 songs and putting them together, but that doesn’t feel as natural as it used to, so I don’t know what we’ll do. Maybe we’ll find four songs that work together and we’ll call that a release. I don’t know.”

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.