December 22, 2009 8

Plutão Anão Podcast | Programa #22

By in Plutão Anão

Hoje é dia 22 de Dezembro. Este é o 22º programa do Plutão Anão. E este programa é inteiramente dedicado à Discoteca 22. Creio não ter havido momento mais apropriado para se efectuar tal homenagem, em dia que se celebraria mais um aniversário da saudosa discoteca (se a memória não me atraiçoa). Movido pela ideia de um amigo pessoal (Nuno Pereira, Yuran para os amigos), embarquei na árdua tarefa de reproduzir e deixar arquivado de forma definitiva os sons que caracterizavam a pista das mós na estrada nacional 113, entre os anos de 1995 e 2002. Esta tarefa foi iniciada ainda no verão deste ano, usando para tal a memória apuradíssima do Nuno e o Youtube para a selecção daquele techno manhoso de meados da década de ’90. Depois foram cerca de 3 meses para coleccionar as canções.
Estas quase 3 horas de programa, despidos de quaisquer palavras, tentam reproduzir da forma mais fiel possível uma das milhares de sessões que eu e outros Oureenses tivemos o privilégio de assistir, com tudo de bom e de mau que isso implica. E digo privilégio porque infelizmente as gerações mais novas de hoje em dia não mais têm a possibilidade de terminarem as suas noites num local que em tempos foi poiso sagrado da música de dança a nível nacional (acreditem ou não). E tudo de bom e de mau que uma sessão de 22 representava, porque como é óbvio, esta não poderia fugir às tendências da época. E se no caso da década em representação aqui, esta foi polvilhada de techno e brasilierada de muito mau gosto, então também as colunas da Discoteca 22 o foram. E nós aqui no Plutão Anão não fugimos a isso, deixando “pérolas” de gosto muito duvidoso, mas que fazem parte integral daqueles tempos. E se na altura quem estava na pista não podia simplesmente passar para a canção seguinte, como que fazendo desaparecer essas más canções, aqui pelo menos têm a vantagem de o poderem fazer!
Comparando com o som que se ouve nas pistas de dança de todas as discotecas de hoje em dia, em que as batidas do house são repetidas de forma entediante vezes sem fim em todas elas, olhando para trás acabamos por dar o devido valor àquilo que a Discoteca 22 verdadeiramente valia. Não havia noite em que o rock não passasse por lá e isso é algo que pessoalmente guardarei com todo o carinho e estima. Desde dos hambúrgueres do Picoto ao cabelo do Bacalhau, tudo naquela casa dá saudade e faz falta. Tudo naquela casa era… Simplesmente 22.

8 Responses to “Plutão Anão Podcast | Programa #22”

  1. MysterOn says:

    AHAHHAH!!!

    Muito bom! Não sei se conseguirei percorrer os temas todos mas de facto está aqui um registo do que foi o espaço mais calcado da zona centro!

    Apenas uma nota, onde referes:
    “E se na altura quem estava na pista não podia simplesmente passar para a canção seguinte, como que fazendo desaparecer essas más canções, aqui pelo menos têm a vantagem de o poderem fazer!” – isso não é bem verdade…eu e outros sabíamos de um certo sítio da cabine do DeeJay, onde um valente crenco nas já gastas e velhas madeiras faziam o CD saltar e de que maneira…eheheh levando por vezes a duas coisas:

    1 – a passagem para outro tema
    2 – o Dj de serviço referir algo do género…os meninos aí em baixo que se portem bem!

    Anyway vamos lá escutar isto!

    Abraço!

  2. Ric Jo says:

    Lol… “os meninos aí em baixo que se portem bem!”. Muito bom! Aquele canto mais a pista do fundo eram lugares sagrados, eh eh eh. Belos tempos pa.
    Ouvir as 3 horas seguidas não se afigura fácil. Quiçá com a longa noite da Passagem de Ano aí, a coisa possa ser ouvido de fio a pavio!

    Abraço e até quinta!

  3. vanessa says:

    Fogo!!!! que trabalheira que tu tiveste….mas muito muito bom! so rir ao ouvir isto…. =) quanto ao ouvir 3h seguidas…aaahhh, pronto! numa festa em casa talvez;) todos têm as suas historias lá passadas no “grande” 22!! cada um, as suas;)

  4. vanessa says:

    l’ombelico del mondo!!!! =P ahahahahah

  5. s3c0 says:

    se aquelas paredes falassem….

    podcast genial… eu nem olhei para a tracklist, para ser surpreendido.

    e cada vez que entra uma música, fico com um sorriso de orelha a orelha…

  6. Ric Jo says:

    Ainda bem que curtiste, Fonseca. E aliás, corroboro completamente com a tua forma de escutar o programa, pois a surpresa é bem mais agradável.

    Obrigado pelo sms da minha irmã… lol.

    Grande abraço!

  7. Paulo Gonçalves says:

    ehehe ta fixe.
    Agora dão mais valor ao 22! Os tempos mudam e há novos espaços em Ourém onde o pessoal pode “cortir”, como o Arte, o Gloss e a Kayene. Dantes só havia o 22, bons tempos que lá se passaram.
    Houve alturas em que adivinhava qual era a próxima musica que ia passar, dado o reportório limitado… lol.

  8. Sérgio Bruno says:

    All aboard…the night train!!…hehe 🙂

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.