June 7, 2010 2

Em equipa que ganha não se mexe*^

By in TV

* ou pelo menos não se deveria mexer.

Quando se é pequeno, tudo é perfeito. Quem é grande, maior do que nós, é-o mesmo. Quando queremos andar a mil à hora na bicicleta, fugindo a todos os polícias ou ladrões que nos andam a perseguir, conseguimos sempre fazê-lo. E as televisões passam precisamente os programas que queremos ver, às horas que os queremos ver. Pode-se dizer que quase tudo menos a sopa é perfeito quando somos crianças.

Voltando atrás à temática da televisão que propositadamente meti ali pelo meio como forma de ligação a este parágrafo, todos os desenhos animados que víamos em criança eram sempre os melhores do mundo. Nunca se fazem desenhos animados como antigamente, é a frase que se profere seja ela qual for a geração. Quando calho na infelicidade de ter de partilhar um desenho animado com as várias crianças que tenho na família de hoje em dia, não consigo esconder o sentimento de blasfémia que me vai na alma ao ver os bonecos actuais, sem personalidade e todos eles com o mesmo sentido de humor – demasiado politicamente correcto, i.e., insonso.

Foi então com uma enorme sensação de bajular servilmente (vulgo “cringe”, em Inglês – e esta, hein?) que recebi a notícia de que a Warner Bros. Animation, em conjunto com a Japonesa Studio4ºC (especialista em manga) estavam a trabalhar no regresso da série de animação da década de oitenta, Thundercats, para o ano de 2011, tendo sido publicados inclusivamente um cheiro daquilo que se pode esperar desta nova aparição da série (imagens apresentadas neste artigo).

Não sou adepto da manga, mas nem é o facto de vir a ver a bela da Cheetara, claramente e literalmente a gata mais sensual de sempre do mundo de animação, com traços nipónicos. Simplesmente acredito que as coisas boas nem sempre se deverão tentar repetir e dificilmente se poderão repetir. A máxima “nunca voltar a um lugar onde se foi feliz” é algo em que acredito piamente, e creio que aqui seria melhor deixar as boas memórias que temos na nossa cabeça destes nossos amigos, que de espada em riste davam cabo do canastro de Mumm-Raa, exactamente como estão: na nossa cabeça. O desenho animado original teve o seu lugar e a sua época. Ao trazê-lo para o mundo completamente diferente e mais descartável que é o século XXI, a Warner Bros. Animations corre o risco de fazer diluir todas essas memórias dos Thundercats por entre os milhares de fracas personagens de animação que hoje inundam os infinitos canais de televisão. Ou isso, ou então eu é que sou demasiado conservador no que a desenhos animados concerne. Escolha.

De qualquer forma, terminarei da única forma que se deve terminar um texto sobre o Lion-O e Cª: Thundercats Hoooooooo!

Ler o press-release da Warner Bros. Animations

^Este artigo está a ser replicado algures por aí. Mas ainda não é tempo de desvendar onde. Watch this space.

2 Responses to “Em equipa que ganha não se mexe*^”

  1. Helena says:

    Podem ter o mesmo nome, mas nunca serão os mesmos. Os verdadeiros morrerão em VHS e nas nossas memórias da infância. Pode até criar-se um paralelo entre todas as reedições que se têm visto e a sociedade actual. A sociedade actual está vazia, procura desesperadamente no passado um sentido, inspiração, sede de viver, mas tudo o que obtém são cópias esteticamente mais bem concebidas e perfeitas, mas vazias de conteúdo, sem pingo de humanidade.

  2. eu says:

    Concordo com a Helena, o mundo anda na procura de algo que não encontra!

    E sim e aqui está uma máxima que uso na minha vida, NUNCO VOLTO A UM LUGAR ONDE FUI FELIZ !!
    😉

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.