“Portugal tem shoppings do caraças, os maiores do mundo.”
Michael Bublé, Jornal i, 3 Novembro 2010
Que interessa a gastronomia, calçado e até mesmo a paisagem única do nosso país e das nossas cidades quando temos dos melhores centro comerciais do mundo? Aliás, porque não mandar abaixo a abandonada baixa Lisbonense e abrir lá um Fórum Não-Sei-Quê, um Dabalhu Não-Sei-Das-Quantas ou um Dolce Não-Sei-Do-Quê?
Hajam mais centros comerciais dos grandes, dos “maiores do mundo”, pois é o que o povo quer e ao que parece, o que os ilustres turistas mais nos admiram.
Ora, Ric Jo… A comida engorda, o calçado é feio (como tu já referiste), a paisagem tem bichos e um ar estranho que faz arder os pulmões, só restam mesmo os centros comerciais. Lá é seguro, podem correr livremente ao som electrónico que emana das lojas, competir pela peça mais “in” e acenar com os cartõezinhos de crédito de um lado para o outro, sem preocupações, sem crise. É disto que o povo gosta. E então se houver um pimba qualquer que dê um espectáculo, numa loja qualquer, upa, upa! É um upgrade num fim-de-semana de sonho.
ai que dor no coração ao ler este merda. foda-se.
Acho que dor e’ mesmo o termo certo. Mas nao so para o caso de um ilustre cidadao do mundo ter identificado os nossos shoppings como algo de extraordinario (em detrimento de tudo de bom de valor que temos), mas ainda mais porque ‘e la que o povo decide passar todos os minutos livres dos seus fds, como refere a Helena. Em Braga e’ bem sabido: se queres encontrar alguem ao fds, vai ao Braga Parque. E acho que esta regra se estende pelo resto do pais. E isto para nao falar no numero absurdo de licencas de construcao para este genero de empreitada que sao dadas (vendidas?) aos grande grupos, causando um claro excesso de lugares do genero e o definhar do comercio tradicional e do convivio das pessoas com os centros das suas cidades. Em Braga, esta’ a empreitada de um Dolce Vita completamente parada devido ‘a falta de interesse no seu espaco: pois claro, existe so num raio de 30 ou 40km da cidade inumeros shoppings do genero. E quem e’ que agora quer comprar a empreitada? Os Chineses. Lindo. Um Dolce China. Ah pois e’.
Foi a vontade de andar de Mercedes, que fez essas licenças !
Acredito que ir ao atlantico e ver o centro comercial vasco da gama e a estação do Oriente são Obras bonitas ( se calhar não sabes, mas em NY existe um centro comercial copiado do nosso vasco da gama) Espero que o cometario desse senhor ( Micahael) seja por estas razões e não pelas quais acima referem. Mais uma vez acho que está na nossas mãos mudar, se mudarmos nas nossas casas, vai-se propagando como uma onda :).
A crise está a fazer mudar paradigmas e o do lazer é um dos que em Portugal vai mudar rápidamente!
Os chineses até compram a nossa divida publica !