Já tinha sido exposto a uns vídeos de Tiago Pereira há uns anos atrás, através do já extinto Favacal. Mas foi apenas através do artigo do Ípsilon do passado dia 9 de Fevereiro que passei a conhecer o projecto como ‘A Musica Portuguesa a gostar dela propria’ – basicamente, e utilizando apenas uma só frase para descrever este trabalho: trata-se de uma Blogotheque à Portuguesa, apenas para músicos Portugueses.
Quem conhece a grande Blogotheque Francesa está a par do conceito da coisa: bandas de renome do mundo alternativo a tocarem em lugares pouco comuns. Ou, utilizando a própria descrição da Blogotheque, um local de “Concerts a emporter”, ou seja, concertos para fora, portáteis, ou na versão com estrangeirismos, concertos take-away.
O ‘A Musica Portuguesa a gostar dela propria’ foi lançado como tal no dia 16 de Janeiro deste ano – e conta com 140 vídeos reunidos ao longo de já três anos por Tiago Pereira. Alguns dos mais interessantes que encontrei por lá foram os dos Paus (em cima) e gravações interessantes de grupos do “Portugal profundo” como o Grupo Coral Feminino Rosinhas de Santa Clara do Louredo, por exemplo.
Aquando do meu primeiro contacto com os vídeos de Tiago Pereira, acabei por fazer sentir a minha desconfiança em relação ao projecto. A verdade é que é muito ténue a linha que separa o genuíno do forçado, ou o desinteresseiro do interesseiro. E apesar de serem públicas opiniões desfavoráveis ao projecto de Tiago Pereira e ao seu grupo de “amigos e compinchas”, acabo por dar o braço a torcer, visto o projecto se ter continuado a desenvolver e, a fazer fé no artigo do Ípsilon, se estar a abrir a outros artistas do panorama musical português. De facto, vagueando pelo site encontra-se muito das mesmas pessoas e dos mesmo artistas, o que se pode dever à falta de outra gente para gravar. Se se confirmarem as palavra de Tiago Pereira ao Ípsilon de que “Planeiam que a rede se estenda país fora e que sejam revelados ou divulgados outras linguagens e outros criadores”, então prevê-se que este local passe a ser depositário de registos interessantes da criatividade musical nacional, aberto a tudo e todos os artistas que se disponham a gravarem neste formato. Juntando a isto alguns vídeos presentes que retratam aquele “Portugal profundo” de que se fala mas que pouco se vê e ouve, então creio termos os ingredientes suficientes para um projecto com valor. Mas claro está, só o tempo dirá se assim de facto acontecerá ou se, pelo contrário, o projecto não sair dos meandros de um grupo de amigos, como alguns acusam.
Para já, achamos que vale a pena andar por lá a espreitar e ouvir.
[Ler]: Artigo do Ípsilon - Um canal vídeo para celebrar "a maravilhosa diversidade da música portuguesa";
[Ver & Ouvir]: A Musica Portuguesa a gostar dela propria;
[Ver & Ouvir]: La Blogotheque;
Tags: Paus
O canal só começou neste formato e com este nome em 16 de Janeiro
antes eram vídeos meus esporádicos!
Já estamos no Porto, em Barcelos e em Leiria…
vamos continuar… queremos celebrar a variedade!
Obrigado pela informação, Tiago. Já editei e corrigi o artigo.
É isso mesmo que se quer – celebrar a variedade da música nacional. Para já, dou-te os parabéns pelo projecto que levas adiante. Estou bastante curioso para começar a ver outras e mais caras (menos e mais) conhecidas no teu “ecrã”!
Bom trabalho!