March 15, 2011 2

Novo soooooom (assim só de raspão)

By in Blog

Esta semana veio uma rajadiznha de novos álbuns, alguns dos quais já esperava há imenso tempo. Dentro desses, apenas tocar ao de leve em dois deles, por terem porventura maior ênfase no imaginário do povo. Começando pelos mais idosos, os R.E.M. lançaram há dias o seu 15º álbum de estúdio, ‘Collapse Into Now’. Tem interessantes colaborações como povo como Scott McCaughey (vocalista dos Young Fresh Fellows), Ed Vedder e, especialmente, Patti Smith (sem duvida a melhor colaboração do disco). E apesar do álbum não ser mau (longe disso), vem demonstrar o quão bom (e melhor) era o seu antecessor, ‘Accelerate’. Tem um ou outro tema que sobressai, (‘Blue’ vem-me à memória assim de repente), mas no fundo acaba por ser um pouco mais do mesmo. O que tendo em conta que se trata dos R.E.M., não é mau.

Outro disco que anda aí a rodar é o ‘Angles’, dos The Strokes. Quarto álbum de estúdio e primeiro desde 2006. Dizem eles na imprensa que a gravação deste álbum foi qualquer coisa de horrível, e isso nota-se no disco. Mas não positivamente. Em vez de se ouvir uma criatividade feroz, resultante desse mesmo ambiente, o que se nota por vezes é algum comodismo e laissez faire. Mas felizmente isso só acontece em alguns temas, porque outros há que são do (grande) nível a que os The Strokes nos têm habituado como norma.

Anyway, fico-me por aqui. O que não faltam por aí são reviews completíssimos destes e de outros discos. Só vim mesmo de passagem raspar neles. No fds terei oportunidade de os colocar a rodar quando (espero) entrarmos novamente em órbita pelo Plutão Anão.

Tags: , ,

2 Responses to “Novo soooooom (assim só de raspão)”

  1. Helena says:

    Bem, eu gosto muuuito de REM. Curiosamente, já não ouço há muito tempo. Coisas da má gestão temporal. Ficas inteiramente responsável por esta vontade incrível que me deu de ouvir a E-bow The Letter, uma das minhas favoritas, que conta com a participação da grande Patti.

    • Ric Jo says:

      Sim, senhor, bela canção! E ainda bem que por vezes possa dar vontade de fazer alguma coisa de bom 😉 Se já não houves há algum tempo e caso ainda não estejas acquainted, recomendo o penúltimo álbum Accelerate. Muitíssimo bom 🙂

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.