October 25, 2011 0

Plutão Anão Podcast | Programa #47

By in Pearl Jam, Plutão Anão

E eis que após quase 50 programas, cedi. Pus-me a fazer então o programa do Plutão Anão dedicado aos Pearl Jam. Havia já quem mo tivesse pedido para o fazer antes, mas nunca cedi à tentação. É muito fácil (demasiado fácil) ser catalogado como um género de fã, enfiado num saco para dali não sair mais. É verdade e indesmentível que os Pearl Jam foram a banda que mais me marcaram e influenciaram. Mas não é menos verdade que já vai para quase uma década o momento em que me decidi livrar de tais amarras, por mais confortáveis que fossem, e partir em busca de coisas novas. E o Plutão Anão tem sido fruto dessa mesma aventura. E de hoje em dia, pouca coisa há que me dá tanto prazer como descobrir e partilhar algo (novo ou velho, pouco importa) com que me tenha apaixonado. E felizmente que isso tem acontecido com alguma regularidade ao longo dos últimos anos. E cá estaremos para muitos mais, a continuar essa mesma aventura.

Mas por ora, por um programa só, abrimos um parêntese nessa aventura e damos (dou) uma vénia a uma banda que, apesar de actualmente não produzir um som que me apaixone (bem longe disso), não deixa de ter uma importância e qualidades (a meu ver) valorizáveis e merecedores desta incursão. Não sou homem para cuspir nos pratos de onde já comi, e cá estava a prova disso mesmo.

Neste programa não procurei raridades mas sim apenas tentar fugir às batidas mais batidas e partilhar com aqueles que porventura possam não conhecer tão exaustivamente o trabalho dos Pearl Jam. Nesta lista figuram as minhas favoritas, mas muitas outras ficaram de fora. E, como forma de serviço público, incluí os dois últimos trabalhos mais recentes da banda (‘Eddie’s New Song’ e ‘Olé’) que, apesar de não figurarem na minha lista predilecta – nem de perto, nem de longe, tinham de lá estar pelo enquadramento temporal do programa.

E assim sendo, com as mínimas palavras possíveis e sem jingle algum, cá fica a minha mix-tape dos Pearl Jam. Ou love-letter. Ou whatever.

Keep on rocking in the free world.

 Plutão Anão #47 – Pearl Jam, 20 Anos

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.