November 30, 2011 0

iPSILON

By in Cultura, Meios Comunicação, Portugal

Fiquei bastante contente com a notícia de que o suplemento cultural do Público, Ípsilon, passaria a ser disponibilizado de forma avulsa através da plataforma do ipad (plataforma Android para breve). Como Português residente fora do país, tem-me sido bastante difícil ao longo destes últimos quatro anos acompanhar de perto a cultura Portuguesa. Ou porque ela simplesmente não existe para os meios de comunicação Britânicos (ainda não ouvi ou li uma única referência à candidatura de sucesso do Fado a património imaterial da UNESCO sem procurar muito por ele, por exemplo), ou porque a informação que existe na net está demasiada dispersa ou nunca vai ao desejado pormenor ou qualidade.

Assim sendo, passando a  ter a possibilidade de poder ler o ‘Ípsilon’ de ponta-a-ponta, as vezes que me apetecer, estando em qualquer ponto do mundo, pareceu-me óptimo. E tendo já lido duas das três edições lançadas esta sexta-feira passada de forma gratuita, tenho a dizer que o resultado é bastante positivo e que o formato está bastante intuitivo, com uns add-ons (inatos e limitados naturalmente a edições digitais) que, em alguns casos, se traduzem em grandes mais-valias em relação à edição física.

Jamais defenderei uma edição digital acima de uma edição física precedente, seja do que for. Mas na impossibilidade de poder aceder a esses centímetros quadrados de papel, os centímetros quadrados de pixeis servem-me muitíssimo bem.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.